A Bell Helicopter, empresa do grupo norte-americano Textron, anunciou no passado dia 8 de junho, que o Bell 505 Jet Ranger X de cinco lugares recebeu a certificação da Autoridade Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos da América.
O Bell 505 já tinha obtido a certificação de tipo em dezembro de 2016 da Autoridade de Aviação Civil do Canadá, país onde já tinha chegado a alguns dos seus primeiros clientes na América do Norte.
“Este é outro marco significativo na nossa jornada para a entrada no mercado do Bell 505”, disse Mitch Snyder, presidente executivo da Bell Helicopter. “Esta aeronave incorpora os últimos avanços em tecnologia de segurança e aviação e estamos extremamente orgulhosos pelo nosso retorno à classe única de helicópteros leves”.
Através do programa de teste de voo, o Bell 505 somou mais de 1.000 horas de voo. “A resposta do cliente para o Bell 505 foi excelente, e estamos ansiosos para ver a aeronave executar todas as várias missões equipadas em todo o mundo”, acrescentou Snyder.
O Bell 505 possui um cockpit avançado e equipado com um painel de aviónicos G1000H, da Garmin, com duas telas principais. O aparelho está equipado com um motor Arriru 2R da Safran Helicopter Engines (HE), que incorpora o sistema FADEC de canal duplo que lhe confere um desempenho de excelência e reduz a carga de trabalho do piloto.
A velocidade de cruzeiro é de 232 km/h e é capaz de voar por mais de 540 quilómetros sem reabastecimento (cerca de três horas e meia de voo) e com carga útil superior a 680 kg. Em 2013, quando o seu projeto foi anunciado, a Bell Helicopter tinha fixado o seu preço em cerca de 1 milhão de dólares.