O primeiro protótipo de testes do helicóptero Bell 525 está praticamente pronto e em linha com o calendário para efectuar o seu primeiro voo no início deste ano. “Estamos satisfeitos por anunciar que completámos a primeira ligação eléctrica dos aviónicos e comandos de voo no dia 24 de Novembro de 2014. Este primeiro sucesso com os aviónicos e outros componentes críticos, coloca o Bell 525 mais próximo da montagem final, rodagem em terra dos motores, do rotor e do sistema de direcção”, afirmou Larry Thimmesch, vice-presidente do programa Bell 525.
Apesar do atraso face aos seus principais concorrentes – o Airbus Helicopters EC175 e o AgustaWestland AW189 – o segmento super medium está destinado a tornar-se um dos sectores de referência nos próximos anos. O Bell 525 apresenta algumas soluções inovadoras adoptadas pelo construtor texano, como o sistema de controlo fly-by-wire, sem precedentes no segmento dos helicópteros civis; e um cockpitdotado do novo sistema Garmin G5000H, rebaptizado para o 525, como ARC Horizon.
O Bell 525 deverá entrar ao serviço em 2016, tendo como cliente lançador a companhia offshore PHI, baseada na Louisiana. As especificações técnicas ainda não foram reveladas na totalidade, mas sabe-se, além dos referidos sistemas de aviónicos e de controlo, que este helicóptero se insere no segmento de 8,7 toneladas e será equipado com um par de motores General Electric CT7-2F1 turboshafts, cada um com uma potência de 1300 kW (1743 cv).