Um helicóptero de ataque Mi-28N, de fabrico russo, que integrava uma patrulha de acrobacias do Esquadra Berkut da Força Aérea da Rússia, constituída por quatro aparelhos iguais, despenhou-se neste domingo, dia 2 de Agosto, durante um festival aéreo na região de Ryazan, a cerca de 170 quilómetros de Moscovo.
O piloto, um tenente-coronel morreu no acidente, e o segundo tripulante está hospitalizado, em situação satisfatória, anunciou o Ministério da Defesa na capital russa, que adiantou que a queda do helicóptero se deveu a uma avaria no sistema hidráulico.
Nas últimas semanas registaram-se seis acidentes graves com aviões e helicópteros militares na Rússia, fato que está a ser assinalado por todos os meios de comunicação social.
Perante o acidente de hoje, e face aos insistentes acidentes ocorridos, a Força Aérea da Rússia mandou suspender todos os voos com aparelhos Mi-28N, que serão inspeccionados na corrente semana e avaliados do ponto de vista técnico e operacional.
O helicóptero de ataque Mi-28N participava numa exibição aeronáutica, no âmbito de um concurso organizado pelo Ministério da Defesa russo, segundo os meios de comunicação social russos.
Os Mi-28, desenhados ainda no tempo da União Soviética, são usados pela Força Aérea da Rússia desde meados de 2000 e são exportados para vários países.