Helsínquia é o primeiro aeroporto europeu com cápsulas para dormir

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Aeroporto Internacional de Vantaa/Helsínquia, na Finlândia, é o primeiro aeroporto europeu que disponibiliza cápsulas para dormir aos passageiros que escalam o terminal aeroportuário da capital finlandesa. Faz parte agora do que se convencionou chamar aeroportos ‘sleep-friendly’, que começou na Ásia, nomeadamente no Japão, e se estendeu rapidamente a países do Médio Oriente e da América do Norte.

As cápsulas ‘GoSleep’ fazem parte dos melhoramentos que estão em curso no Aeroporto de Helsínquia, que pela sua posição geoestratégica oferece excelentes ligações entre a Europa e a Ásia. Está a ser executado um plano de obras, orçamentado em cerca de 900 milhões de euros, que dotará a estrutura aeroportuária da capital finlandesa de uma capacidade anual de movimentação para 20 milhões de passageiros. Não só aumentará e facilitará os fluxos de tráfego, como também permitirá uma melhor atenção aos passageiros, focada no atendimento e no bem-estar de quem escolhe esta escala, tornando a sua passagem agradável ao contrário do incómodo que, nalgumas vezes, constituem os transbordos de avião, em viagens longas, nalguns dos mais movimentados terminais aéreos internacionais.

“Queremos oferecer aos passageiros a oportunidade de viajarem sem ‘stress’ e a possibilidade de dormir uma ‘siesta’ entre voos. O Aeroporto de Helsínquia regista uma percentagem alta de passageiros em transferência, o que, por vezes, faz com que nem tenham possibilidade de ter dormido uma única hora ou que estejam a ser afectados pelos ‘jet lag’. Espero e estou certo que este novo serviço terá uma procura genuína”, declarou Heikki Koski, vice-presidente da Finavia, empresa gestora do Aeroporto de Helsínquia.

As cápsulas ‘GoSleep’ foram desenhadas e são fabricadas pela empresa finlandesa ‘Short Rest Solutions’, com assentos ergonómicos que podem converter-se em cama, totalmente fechados, onde o passageiro pode descansar sem ser visto pelos transeuntes e sem ouvir o ruído ambiente do terminal. Toda a sua bagagem de mão pode ser guardada num compartimento por debaixo do assento, onde o passageiro descansa. Os assentos estão ainda equipados com tomadas de electricidade para carregar os computadores, tablets e telefones móveis. O serviço tem um preço de nove euros por hora e inclui almofadas e mantas.

GoSleep_02 1200pxi

No Aeroporto Internacional de Vantaa/Helsínquia foram instaladas neste mês 19 cápsulas. O serviço será gratuito durante a Primavera, pois neste período, quer a empresa gestora do aeroporto, quer a empresa fabricante do equipamento, pretendem recolher as opiniões e sugestões dos usuários, de forma a montar um serviço mais amigável do cliente e mais de acordo com as pretensões dos viajantes em escala.

As cápsulas estão disponíveis nas portas 18 e 38 nesta fase experimental.

Entre os melhoramentos já concretizados pela Finavia, como foco na melhor experiência de viagem dos seus passageiros, destacam-se zonas para prática de yoga, zona de descanso Kainuu, ponto de troca de livros e uma galeria de arte gratuita. Paralelamente, na zona comercial do aeroporto foram criados espaços para mais cerca de 70 lojas.

As cápsulas de dormir ‘GoSleep’ já estão montadas e em utilização nalguns aeroportos asiáticos e em áreas de descanso de centros comerciais e zonas de escritório de funcionamento contínuo.

 

No vídeo seguinte é feita uma apresentação das cápsulas instaladas no Aeroporto Internacional de Helsínquia:

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...