O grupo IAG (International Airlines Group), que controla algumas das mais importantes companhis aéreas europeias, nomeadamente a British Airways, a Aer LIngus, a Iberia e a Iberia Express, anunciou nesta quinta-feira, dia 1 de agosto, a sua decisão de rescindir o acordo com a Globalia, assinado em 23 de fevereiro de 2023, nos termos do qual o IAG acordou adquirir à Globalia os restantes 80 por cento do capital social emitido da Air Europa.
O Conselho de Administração do IAG concluiu que no atual ambiente regulatório não seria do interesse dos acionistas continuar com a transação.
De acordo com os termos do Acordo então assinado (23 de fevereiro de 2023), o IAG pagará à Globalia 50 milhões de euros como taxa de rescisão, em resultado da rescisão.
O IAG continua a deter a sua participação minoritária de 20 por cento na Air Europa, que adquiriu em 16 de agosto de 2022.
Num comunicado de imprensa distribuído nesta quinta-feira, Luis Gallego, presidente executivo do IAG, afirma:
“Acreditamos que esta decisão é do melhor interesse dos nossos acionistas. O IAG continua empenhada na sua estratégia, incluindo competir eficazmente a partir do seu centro de Madrid. Esta é uma estratégia que está a produzir resultados sólidos. Continuaremos a desenvolver a nossa presença em Madrid para que o centro se possa tornar um rival dos maiores aeroportos centrais da Europa.”