Iberia reforça liderança no eixo Espanha-Portugal

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Iberia foi a companhia líder em aumento de passageiros nos voos entre Espanha e Portugal no primeiro trimestre, com um crescimento de 20,1% ou 17,2 mil, com o qual ultrapassou a posição da Ryanair neste mercado, que era a segunda, atrás da TAP Portugal.

Dados da AENA, empresa gestora dos aeroportos espanhóis, recolhidos pelo portal português de notícias de turismo e viagens ‘PressTUR’ mostram a Iberia a subir a quota de mercado das ligações entre a Espanha e Portugal em 1,7 pontos, para 15,2%, enquanto a Ryanair, embora também subindo, ganhou apenas 0,2 pontos e ficou em 14,9%.

Os dados da AENA que os seus aeroportos somaram 678.727 passageiros de voos comerciais entre Espanha e Portugal no primeiro trimestre, +6,7% ou mais 42,7 mil que no período homólogo de 2015.

Depois da Iberia, as companhias que mais cresceram foram a Vueling, ‘irmã’ da Iberia no IAG, com +13,7% ou mais oito mil passageiros, para 66,7 mil, a easyJet, com +29% ou mais 11,4 mil, para 50,8 mil, e a Air Nostrum, franchisada da Iberia para voos regionais, com +46,4% ou mais 10,6 mil, para 33,5 mil.

A maior queda foi a da TAP, que teve menos cerca de 16,8 mil passageiros (-7,1%), embora, com 219,7 mil, ainda tenha somado mais que Iberia e Ryanair juntas.

Além da TAP, também a Air Europa, do grupo Globalia, teve uma queda de passageiros nos seus voos de/para Portugal, em 1,6% ou cerca de 1,2 mil, para 74,4 mil, mantendo-se ainda a 4ª maior do mercado de voos comerciais entre os dois países ibéricos.

De acordo com estes dados, a TAP perdeu 4,8 pontos de quota de mercado, baixando para 32,4%, Iberia e Ryanair subiram, respectivamente, 1,7 pontos, para 15,2%, e 0,2 pontos, para 14,9%, a Air Europa perdeu 0,9 pontos, para 11%, e a Vueling subiu 0,6 pontos, para 9,8%.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...