Silvio Pettirossi foi o pioneiro da aviação no Paraguai. Em 16 de junho de 1887, nasceu em Assunção, morrendo em 17 de Outubro de 1916, durante um voo de teste em sua aeronave.
Após voltar da Itália, onde viveu dos 7 aos 15 anos de idade, conseguiu um trabalho na Oficina de Inmigraciones em Buenos Aires, o que lhe conferiu a oportunidade de ter o primeiro contato com a aviação. Isso nas apresentações da Escuela de Aviación Militar Argentina. Também veio conhecer Jorge Newbery que não concordou com a decisão de Pettirossi de ingressar na Escuela de Aviación.
Pettirossi retorna ao Paraguai para pleitear um bolsa de estudos na Europa, conseguindo após várias dificuldades e sob o compromisso de regressar ao Paraguai para a Escola de Aviação Paraguaia.
Já de volta ao Paraguai, Pettirossi realizou vários fatos marcantes. Um deles, foi quebrar o recorde, até então vigente, de Looping the Loop (uma acrobacia feita pilotando um avião) e realizou uma de 760K, entre Paris e Burdeos, realizando no percurso várias manobras arriscadas.
Realizou várias apresentações aéreas em vários países, como Argentina, Chile e Uruguai. No Brasil, em 13 de maio de 1914, ele realizou uma apresentação para mais de 200.000 pessoas, no Rio de Janeiro. Entre os espectadores estavam o Presidente, o Marechal Hermes da Fonseca, o Ministro da Marinha Alexandrino Alençar. Recebeu uma proposta para dirigir a Escola da Aviação do Brasil, prontamente rejeitando-a.
Mas, uma história inspiradora também pode ter um final trágico. Por volta de 9 da manhã, do dia de sua morte, Silvio foi fazer um voo para testar seu avião. Porém, um dos componentes das asas quebrou-se e danificou outras partes, levando à queda e morte instantânea do piloto Pettirossi.