IFA moderniza frota para formação de pilotos e adquire primeiro avião elétrico em Portugal

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A IFA, empresa portuguesa de formação aeronáutica, assinou um contrato com a multinacional Textron Aviation para a aquisição – por 2,1 milhões de euros – de sete aviões ligeiros da marca Pipistrel. Dois deles serão do modelo Velis Electro, um avião totalmente elétrico alimentado por duas baterias de lítio refrigeradas a água e com uma autonomia de voo de 50 minutos, mais reservas. Este avião, até agora inexistente em Portugal, é o único no mundo certificado pela Agência Europeia de Segurança Aérea (EASA).

As restantes cinco aeronaves adquiridas pela IFA são do modelo Explorer, também da Pipistrel. Para além de toda a moderna instrumentação (Garmin G3X touch glass cockpit, piloto automático avançado e GPS), os Explorers são equipados com paraquedas balísticos que funcionam como uma solução de último recurso, aumentando de forma exponencial a segurança de voo e a integridade física dos seus ocupantes.  

José Madeira, Diretor Executivo do Grupo IFA, considera que “estes novos aviões vêm de encontro à necessidade de aumento da nossa frota para correspondermos à procura crescente por parte dos alunos, nacionais e internacionais, interessados nos nossos diferentes cursos de formação de pilotos”. O mesmo responsável, citado num comunicado de imprensa distribuído nesta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, pela empresa, acrescenta ainda que “os dois aviões Velis Electro serão também uma novidade absoluta na forma como a empresa encara o treino e o caminho que todos devemos percorrer até à neutralidade carbónica. A compra do único modelo de avião elétrico certificado no mundo e a estreia de um avião elétrico utilizado em instrução em Portugal é um grande motivo de orgulho para nós, e mais um marco de inovação nos nossos 25 anos de história”.

Com este investimento, a IFA – International Flight Academy aumenta para 27 a sua frota de aeronaves, a qual inclui também aviões das marcas Cessna, Grumman e Liberty. Para além dos aviões, a empresa é possuidora de dois simuladores de voo avançados de última geração; um ALX – Alsim (para treino de voo por instrumentos SEP e MEP) e um Simnest Airbus A320, simulador de voo para aviões A320.

Sedeado no Aeródromo Municipal de Cascais, mas contando também com uma segunda base de operações em Viseu, o Grupo IFA emprega diretamente cerca de uma centena de pessoas e desenvolve, para além dos cursos assegurados pela ‘IFA – International Flight Academy’, também atividades de manutenção através da ‘IFA – Industries’, criada após a aquisição da ‘Aviometa Manutenção de Aviões’, em 2018. 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Bruxelas pede a Portugal e mais 16 países para aplicarem tarifação na navegação aérea

A Comissão Europeia instou Portugal e 16 outros países...

Aumento de custos atira Air France-KLM para o vermelho no primeiro semestre deste ano

O grupo Air France-KLM perdeu 314 milhões de euros...