O sistema de pouso por instrumentos, conhecido como ILS (sigla em inglês para ‘Instrument Landing System’), do Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, no Estado do Espírito Santo, voltou a funcionar nesta semana, anunciou a Secretaria da Aviação Civil do Brasil. O equipamento estava sem operar desde de dezembro de 2014 devido a interferências eletromagnéticas que estavam prejudicando a qualidade de seu sinal.
Segundo o coordenador-geral de Gestão da Navegação Aérea Civil da Secretaria de Aviação Civil, Max Carvalho Dias, o sistema permite maior precisão ao piloto e torre no procedimento de pouso por instrumento das aeronaves, principalmente em dias de mau tempo.
“Com o ILS do Aeroporto de Vitória em funcionamento é possível reduzir em até 75% o tempo de suspensão das operações em condições meteorológicas adversas”, relata o coordenador-geral. Ele acrescenta que o sistema funciona em outros 35 aeroportos brasileiros e está presente em praticamente todas as capitais.
A operação do ILS no aeroporto teve início em agosto de 2014 com uma alta expectativa em relação à redução de horas de fechamento do aeroporto sob condições meteorológicas desfavoráveis. Em dezembro do mesmo ano, o equipamento foi retirado de funcionamento devido à interferências eletromagnéticas.
Por esse motivo, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Comando da Aeronáutica (Comaer) foram acionados para verificar a origem daquela interferência. Após seis meses e o fechamento de algumas fontes de emissão não autorizadas pela agência reguladora, o sinal do ILS se normalizou e o equipamento pôde ser disponibilizado à aviação.