A Força Aérea da Indonésia deverá adquirir aviões Su-35S, de fabrico russo, anunciaram no fim-de-semana passado as agências noticiosas Interfax-AVN e Antara, da Rússia e da Indonésia, respectivamente. Ambos os despachos referem declarações do comandante-chefe daquele ramo das Forças Armadas da Indonésia, Agus Supriatna.
Este comandante militar disse que espera que o governo de Jacarta assine o contrato com a fábrica russa para aquisição de 35 caças-bombardeiros que substituirão os F-5 de fabrico norte-americano que hoje equipam a aviação militar da Indonésia.
O general considerou o avião russo o mais indicado para a Força Aérea Indonésia, tendo a opção sido revelada depois de uma comissão constituída por militares e membros do governo ter apreciado e analisado outras propostas e opções apresentadas a nível internacional que contemplavam os Eurofighter Typhoon (União Europeia), SAAB JAS-39 Gripen (Suécia) e F-16 Block 52+ (Estados Unidos da América).
A Indonésia tinha adquirido em Dezembro de 2011 seis aviões Su-30MK2, também de fabrico russo.
Os caças Su-35 são fabricados pela Komsomolsk-on-Amur , uma subsidiária da Sukhoi Holding e da United Aircraft Corporation, duas importantes construtoras aeronáuticas da Rússia.