Um avião de passageiros Embraer ERJ135 da companhia angolana SJL Aeronáutica teve na manhã desta sexta-feira, dia 3 de março, uma saída de pista, após aterragem, no Aeroporto Internacional de Luano, em Lubumbashi, na República Democrática do Congo.
A aeronave, registo D2-FIA, era proveniente de Kinshasa, e a bordo seguiam 33 passageiros, que saíram ilesos, assim como a tripulação.
O avião percorreu a pista, tendo saído na cabeceira, ficando imobilizado numa plantação de milho. Passageiros e funcionários aeroportuários disseram que o avião escorregou sobre o asfalto, após a aterragem, presumindo-se que tenha sofrido algum problema com o trem de aterragem. Como é visível na imagem aérea obtida de helicóptero, e publicado numa conta do Twitter (que acima publicamos), os pilotos conseguiram encaminhar a aeronave para um terreno agrícola, evitando a estrutura metálica de sinalização luminosa da cabeceira de pista.
O avião foi construído no ano 2000. Entrou ao serviço da Continental Express Airlines, nos EUA, e depois de passar por algumas companhias norte-americanas, foi integrado na frota da SJL Aeronáutica, empresa de transporte aéreo registada na República de Angola, em outubro de 2018.