Um jato executivo Embraer Phenom 100, da empresa Luxwing, registado em Malta (9H-FAM) despistou-se nesta segunda-feira, dia 8 de fevereiro, após uma aterragem de emergência no Aeroporto de Le Bourget, nos arredores de Paris, tendo ficado imobilizado entre a pista de asfalto e área de terra.
Devido a se ter manifestado um princípio de fogo na fuselagem os bombeiros aeroportuários foram obrigados a atuar, tendo usado espuma que extinguiu o foco de incêndio.
O avião era proveniente de Veneza, em Itália, e trazia a bordo três pessoas, incluindo os dois pilotos. Todos foram observados pelos serviços médicos, não apresentando quaisquer ferimentos ou contusões.
Segundo uma primeira avaliação do incidente o avião terá aterrado com o trem de aterragem retraído, tendo toda a operação sido seguida pelos bombeiros do aeroporto.
Uma equipa do BEA (Bureau d’Enquêtes et d’Analyses), entidade que investiga incidentes e acidentes aéreos em França, tomou conta do inquérito, para apurar as causas do incidente.
- Foto © BEA – Bureau d’Enquêtes et d’Analyses