O Conselho Executivo da Star Alliance, reunido na semana passada em Zurique, na Suíça, nomeou Jeffrey Goh como o novo presidente executivo da Aliança, a partir de 1 de Janeiro de 2017, sucedendo a Mark Schwab, que se aposentará no final deste ano.
Jeffrey Goh, de 47 anos de idade, passa assim a estar à frente da ‘Star Alliance Services GmbH’, a companhia baseada na Alemanha que gere e coordena as atividades da maior e mais experiente aliança de companhias aéreas do mundo.
“Esta decisão atempada cria as condições de trabalho necessárias para efetuar uma transição de liderança tranquila ao nível da gestão de topo da Aliança”, disse Calin Rovinescu, presidente do Conselho Executivo. “Mark Schwab conduziu os destinos da Aliança ao longo de um período importante. Após mais de uma década durante a qual foram entrando novas companhias em mercados estratégicos e significativos em todo o mundo, o foco da Aliança mudou para uma integração mais próxima dos serviços ao cliente, bem como dos sistemas e processos.
“Com a nomeação do Jeffrey, selecionámos um profissional experiente em aviação, que é reconhecido e respeitado pelas nossas companhias membro e que dispõe das competências para liderar a organização da nossa Aliança face ao desenvolvimento rápido que caracteriza o cenário altamente competitivo da aviação global nos próximos anos”.
“Os últimos cinco anos foram uma experiência extremamente compensadora numa carreira de 42 anos ao serviço da aviação”, disse o atual CEO da Star Alliance, Mark Schwab. “Iniciar processos de mudança e evolução num cenário de diversidade multi-cultural como é o da Aliança é um desafio verdadeiramente estimulante, tendo em vista satisfazer as necessidades, em constante mudança, dos clientes ao nível global. Estou convicto de que a nossa Aliança está bem posicionada para garantir um futuro radioso”.
“Sinto-me verdadeiramente honrado”, afirmou Jeffrey Goh. “Gostaria de agradecer ao Conselho Executivo pela confiança depositada em mim. É crucial para a Aliança não só acrescentar valor às nossas companhias, mas também desenvolver constantemente esforços para melhorar e inovar no interesse dos mais de 600 milhões de clientes que voam com as companhias membro da Star Alliance todos os anos. Espero dar continuidade ao grande trabalho desenvolvido pelos meus antecessores e cooperar estreitamente com as nossas companhias membro com vista a assegurar que continuaremos a ser a aliança de companhias aéreas líder global”.
Jeffrey Goh é presentemente o COO (Diretor de Operações) e Conselheiro Geral da Star Alliance, com responsabilidades que abrangem o desenvolvimento de estratégia e integração de companhias, recursos humanos, projetos de contratação conjunta e relacionados com combustível, assim como a gestão jurídica, financeira e de projetos. Jeffrey Goh entrou na Star Alliance em 2007, vindo da IATA (Associação Internacional do Transporte Aéreo), e tendo anteriormente lecionado e exercido atividade profissional na área do Direito. Tem um doutoramento em Princípios e Políticas de Regulação da Concorrência entre companhias aéreas e Regulamentação.
A rede da Star Alliance foi constituída em 1997 como a primeira aliança de companhias aéreas verdadeiramente global, oferecendo alcance mundial, reconhecimento e consistência de serviço aos viajantes internacionais.
A sua aceitação pelo mercado tem sido reconhecida com a atribuição de numerosos prémios, designadamente, o de Liderança do Mercado da Air Transport World e o de Melhor Aliança de Companhias Aéreas, atribuído pela Revista Business Traveller e pelo Skytrax. Integram a aliança as seguintes companhias: Adria Airways, Aegean Airlines, Air Canada, Air China, Air India, Air New Zealand, ANA, Asiana Airlines, Austrian, Avianca, Avianca Brasil, Brussels Airlines, Copa Airlines, Croatia Airlines, EGYPTAIR, Ethiopian Airlines, EVA Air, LOT Polish Airlines, Lufthansa, Scandinavian Airlines, Shenzhen Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, SWISS, TAP Portugal, Turkish Airlines, THAI e United.
Globalmente, a rede da Star Alliance oferece mais de 18.500 voos diários para 1.330 aeroportos em 192 países.