JetBlue desiste da compra da Spirit, um projeto que não tinha o acordo das autoridades reguladoras

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A companhia aérea norte-americana JetBlue, que foi fundada pelo empresário David Neeleman, também fundador da AZUL Linhas Aéreas Brasileiras e que já foi acionista da TAP Air Portugal, anunciou nesta segunda-feira, dia 4 de março, que renuncia à compra da low cost Spirit Airlines, um projeto que começou em 2022 e teve a oposição do Departamento de Justiça por infringir as leis antimonopólio.

A decisão já era esperada, depois de no dia 16 de janeiro o juiz federal William Young bloquear a compra argumentando que “a eliminação da Spirit prejudicaria os viajantes preocupados com os preços e que dependem das baixas tarifas” da companhia, que tem a sua principal base em Miami.

O procurador-geral dos Estados Unidos, Merrick Garland, considerou que a decisão do juiz representou uma vitória para “dezenas de milhões de viajantes que teriam de enfrentar tarifas mais altas e menos oferta se a fusão entre a JetBlue e a Spirit tivesse sido autorizada a prosseguir”.

Segundo dados do Departamento de Justiça, as quatro maiores companhias áreas dos Estados Unidos – American Airlines, Delta Air Lines, United Airlines e Southwest Airlines – controlam 80% do mercado. A compra da Spirit pela JetBlue tornaria esta última a quinta companhia aérea do país.

No comunicado divulgado nesta segunda-feira, a JetBlue Airways insiste que acredita “nos benefícios competitivos da operação (uma vez que) teria resultado num concorrente nacional de baixo custo e alto valor face às ‘quatro grandes'”.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Bruxelas pede a Portugal e mais 16 países para aplicarem tarifação na navegação aérea

A Comissão Europeia instou Portugal e 16 outros países...

Aumento de custos atira Air France-KLM para o vermelho no primeiro semestre deste ano

O grupo Air France-KLM perdeu 314 milhões de euros...