LATAM Brasil certificada para utilizar sistema eletrónico de registos de manutenção

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A LATAM Airlines Brasil recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para implementar o e-Signature, sistema eletrónico de registos de manutenção de aeronaves e componentes aeronáuticos, anunciou a empresa aérea.

Com a aprovação, a companhia passa a utilizar esse formato de documento para executar e registar as ações de manutenção nas aeronaves Boeing 787-9, o que garantirá mais eficiência, qualidade e ganhos de produtividade, além de atender todos os requisitos da Resolução nº 458 e da Instrução Suplementar (IS) nº 43.9-004 da ANAC, que permite o uso de sistemas digitais em substituição aos documentos de papel.

O sistema informatizado chega à companhia brasileira para substituir o registo manual impresso de cada ordem de serviço de manutenção programada, que envolve, por exemplo, troca de motor, de rodas, manga pneumática de salvamento, travões, limpeza interna e externa, além de inspeções diárias e mensais. De acordo com os regulamentos aeronáuticos, todas as atividades de manutenção das aeronaves ou de componentes aeronáuticos devem possuir um registo técnico. Isso torna-se necessário para identificar o procedimento realizado, quais referências de manual foram usadas, o responsável pela atividade e, ainda, o período que as ações foram realizadas.

O Projeto e-Signature é mais um importante avanço da LATAM Brasil no uso de tecnologia para melhorar seus processos e ser mais eficiente, além de contribuir para facilitar o trabalho da autoridade aeronáutica. Estamos trabalhando fortemente para registar as ações de manutenção  de forma eletrónica e utilizar o e-Signature em 100% da nossa frota até agosto deste ano. Começamos pelo Boeing 787-9 porque a aeronave já atende aos requisitos para fazer os registos das atividades de forma automatizada”, destaca Mauro Jun, diretor de Qualidade da LATAM Brasil.

A partir de agora, para fazer o registo eletrónico de todas as ações de manutenção nas aeronaves Boeing 787, a equipa formada por cerca de 67 mecânicos, alocados em sete bases espalhadas pelo Brasil, receberá as ordens de serviços em iPads e tablets e poderá consultar nos próprios dispositivos todos os manuais de manutenção. Ao executar cada passo das ações de manutenção, o mecânico inclui a sua assinatura usando um pin individual e intransferível, o que torna o processo altamente seguro e sem risco de adulterações e inconsistências de informações.

Após a conclusão das ordens de serviço, as tarefas assinadas eletronicamente ficarão arquivadas nos servidores da LATAM e disponíveis imediatamente para consultas. No total, foram investidos cerca de 530 mil dólares no projeto e-Signature, liderado pela área da Garantia da Qualidade da Manutenção da LATAM Brasil.

 

Mais eficiente e sustentável

Com a automatização dos registos, a LATAM Brasil deixará de imprimir cerca de 3,5 milhões de folhas de papel por ano. Haverá uma redução de 5,4 toneladas de emissão de carbono por ano, além de diminuir os custos com compra de papel, impressão e armazenamento, que só de impressão consomem aproximadamente 142 mil dólares por ano. Outro ganho significativo é em relação à produtividade. Como o registo eletrônico será feito de forma mais rápida, a companhia projeta uma redução mensal de 5h30 horas de trabalho por mecânico.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...