A LATAM Airlines Brasil é a primeira companhia da América Latina a desenvolver um robô autónomo para a limpeza das aeronaves com luz ultravioleta (UV) – método que, combinado com os demais procedimentos de higienização, elimina até 99,9% dos vírus e bactérias a bordo. O protótipo do robô foi 100% criado pela LATAM e os testes finais e ensaios de eficácia foram realizados no Centro de Manutenção (MRO) da companhia, em São Carlos, no Estado de São Paulo.
A LATAM decidiu desenvolver a tecnologia no início de junho, após a conclusão de estudos internacionais sobre a aplicação de Luz Ultravioleta tipo C (UV-C) na higienização de ambientes. Com a experiência e avaliação dos engenheiros da própria companhia, começou a construir uma solução adaptada à sua realidade, com custo menor e o mesmo nível de eficácia dos equipamentos disponíveis no mercado.
Para o processo de criação do novo equipamento, a LATAM contou ainda com todo o suporte e parceria do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), que, na pessoa do Coordenador do Grupo de Óptica, Prof. Vanderlei Bagnato, chefiou uma equipa de especialistas em microbiologia do Centro de Biofotónica do Instituto, que comprovaram a eficácia do equipamento e fizeram recomendações de segurança por meio de ensaios no interior de uma das aeronaves da empresa. Além disso, a LATAM buscou uma tecnologia que operasse de forma autónoma para proteger os funcionários da exposição à luz UV-C durante a sua operação.
Como funciona o robô autónomo da LATAM Airlines Brasil
O robô irá atuar nas aeronaves de forma totalmente autónoma, permanecendo a bordo entre 17 e 35 minutos (dependendo do tamanho da aeronave), para que as superfícies sejam expostas à luz ultravioleta tipo C. O procedimento será realizado inicialmente durante a pernoita das aeronaves no aeroporto de São Paulo/Guarulhos. Para os próximos meses, a expectativa é de que o equipamento seja utilizado em outras