LATAM Brasil cria robô para limpeza dos aviões com luz ultravioleta

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A LATAM Airlines Brasil é a primeira companhia da América Latina a desenvolver um robô autónomo para a limpeza das aeronaves com luz ultravioleta (UV) – método que, combinado com os demais procedimentos de higienização, elimina até 99,9% dos vírus e bactérias a bordo. O protótipo do robô foi 100% criado pela LATAM e os testes finais e ensaios de eficácia foram realizados no Centro de Manutenção (MRO) da companhia, em São Carlos, no Estado de São Paulo.

A LATAM decidiu desenvolver a tecnologia no início de junho, após a conclusão de estudos internacionais sobre a aplicação de Luz Ultravioleta tipo C (UV-C) na higienização de ambientes. Com a experiência e avaliação dos engenheiros da própria companhia, começou a construir uma solução adaptada à sua realidade, com custo menor e o mesmo nível de eficácia dos equipamentos disponíveis no mercado.

Para o processo de criação do novo equipamento, a LATAM contou ainda com todo o suporte e parceria do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), que, na pessoa do Coordenador do Grupo de Óptica, Prof. Vanderlei Bagnato, chefiou uma equipa de especialistas em microbiologia do Centro de Biofotónica do Instituto, que comprovaram a eficácia do equipamento e fizeram recomendações de segurança por meio de ensaios no interior de uma das aeronaves da empresa. Além disso, a LATAM buscou uma tecnologia que operasse de forma autónoma para proteger os funcionários da exposição à luz UV-C durante a sua operação.

 

Como funciona o robô autónomo da LATAM Airlines Brasil

O robô irá atuar nas aeronaves de forma totalmente autónoma, permanecendo a bordo entre 17 e 35 minutos (dependendo do tamanho da aeronave), para que as superfícies sejam expostas à luz ultravioleta tipo C. O procedimento será realizado inicialmente durante a pernoita das aeronaves no aeroporto de São Paulo/Guarulhos. Para os próximos meses, a expectativa é de que o equipamento seja utilizado em outras

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...

Qatar Airways reforça Luanda que terá quatro voos semanais e alarga rede para Kinshasa

A Qatar Airways prossegue a expansão da sua rede...