A LATAM Airlines anunciou nesta quinta-feira, dia 18 de maio, que conseguiu um feito histórico no Brasil durante o primeiro trimestre de 2023. Segundo os indicadores registados na plataforma Consumidor.gov.br, a companhia reduziu em 50% o volume de reclamações na comparação com o mesmo período de 2022, o maior avanço entre todos os competidores, e foi a empresa aérea com o menor tempo médio de resposta ao cliente no País, uma média de 3,5 dias. Como base de comparação, o segundo colocado registou tempo médio de resposta de 5,2 dias.
Os avanços da LATAM com os consumidores no Brasil refletem os seus investimentos contínuos desde 2022 em tecnologia para um atendimento eficiente do cliente e empoderamento dos agentes para resolução dos problemas logo no primeiro contato. São resultados positivos mesmo diante do aumento de 20,6% no seu número de passageiros transportados no período em comparação com o primeiro trimestre de 2022, um volume 13% maior do que a segunda companhia aérea colocada no Brasil.
Os avanços também foram percebidos pelos próprios clientes que avaliaram a LATAM na plataforma. Em 2022, a nota média da companhia nos três primeiros meses era de 2,7, enquanto em 2023 subiu para 3,7. “São resultados de uma LATAM mais eficiente e competitiva, que busca oferecer uma experiência de viagem cada vez mais simples e rápida. Demonstramos respeito ao cliente quando resolvemos com agilidade e de forma assertiva os seus problemas”, analisa Rafael Walker, diretor global de Customer Care do grupo LATAM Airlines.