A LATAM acaba de ser confirmada como a companhia líder do setor aéreo brasileiro, doméstico e internacional, no mês de julho deste ano. Segundo os dados consolidados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a companhia registou 37,59% de participação no mercado doméstico e 24,17% no internacional durante a alta temporada de meio de ano.
Na prática, desde 2021 a LATAM tem a maior participação do mercado aéreo no Brasil, medida em RPK (Passageiros por Quilómetros Transportados). O índice é calculado pela ANAC considerando a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre todos os passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no Brasil.
Mais eficiente e competitiva, a LATAM tem investido desde 2021 para ampliar a sua conectividade de forma sustentável, e voa atualmente para o seu recorde de 55 destinos no mercado doméstico brasileiro. Desde 2021, a LATAM abriu pelo menos 11 novos destinos regionais no País. Em paralelo, ampliou neste ano o seu acordo de code share com a Voepass para oferecer passagens aéreas para, pelo menos, mais 16 destinos regionais no Brasil.
Já no mercado internacional, a LATAM é a companhia aérea que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos para 90 destinos diretos e indiretos no exterior. Como resultado, responde atualmente por quase 70% dos passageiros de voos internacionais transportados por companhias brasileiras no País, também segundo a ANAC. Em 2023, a LATAM já inaugurou as rotas Brasília-Lima, Porto Alegre-Santiago, Guarulhos-Los Angeles e Lima-Caracas. Agora, prepara a estreia dos voos Guarulhos-Joanesburgo, Belo Horizonte-Santiago, Foz do Iguaçu-Lima, Florianópolis-Santiago, Santiago-Melbourne, Lima-Aruba, Lima-Havana e Lima-Atlanta.
Anualmente, a LATAM transporta no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros no mercado doméstico e três milhões no internacional. São cerca de 700 voos por dia no Brasil, sendo 650 domésticos e 50 internacionais.
- Imagem de entrada © Johnson Barros/Inframérica