TAP anuncia resultado positivo de 22,9 milhões de euros no primeiro semestre deste ano

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A TAP obteve um resultado líquido positivo de 22,9 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, um facto marcante, dado que é a primeira vez que a companhia aérea portuguesa regista resultados positivos nos primeiros seis meses de um ano, desde que os resultados semestrais são publicados (2019).

O lucro de 22,9 milhões no primeiro semestre de 2023 representa uma melhoria de 225 milhões de euros em relação ao mesmo semestre do ano passado, quando as contas tinham registado um resultado negativo de 202,1 milhões de euros. Em relação a 2019, período pós pandémico, o aumento foi de 134,9 milhões de euros.

Um comunicado distribuído na manhã desta quarta-feira, dia 30 de agosto, pela companhia aérea realça que “este bom resultado alicerça-se no forte crescimento das receitas operacionais, que ascenderam a 1,9 mil milhões de euros, com um aumento relevante de 600 milhões euros (+44,3%) face ao mesmo período de 2022”. “Este crescimento é revelador da abordagem equilibrada adotada pela TAP na capitalização de oportunidades de mercado”, justifica.

Os Resultados Operacionais do primeiro semestre evidenciam um desempenho excecional das métricas financeiras e comerciais durante o primeiro semestre. A TAP apresenta um EBITDA Recorrente de 361,7 milhões de euros, com uma margem de 19%. O EBIT Recorrente também se mantém forte, em 124,5 milhões de euros, com uma margem de 6,5%, reforçando o compromisso da TAP de proporcionar valor sustentado aos stakeholders e manter uma abordagem equilibrada no desempenho financeiro.

 

TAP mantém uma posição de liquidez forte de 899,7 milhões de euros

Destaca-se ainda, no primeiro semestre de 2023, a resiliência da TAP na posição de Liquidez. Apesar do reembolso das Obrigações 2019-2023, no valor de 200 milhões de euros, a TAP mantém uma posição de liquidez forte de 899,7 milhões de euros. Além disso, esta robustez financeira resultou numa melhoria significativa do rácio Dívida Financeira Líquida / EBITDA no final do primeiro semestre de 2023, atingindo um nível de 2,5x, uma melhoria notável em relação ao rácio de 3,5x registado no final de 2022. Este facto demonstra a gestão financeira disciplinada e a tomada de decisões prudentes da TAP, proporcionando também segurança aos investidores.

Luís Rodrigues, presidente executivo (CEO) da TAP, considera que “os resultados semestrais agora apresentados reforçam a tendência sustentada de melhoria comercial e financeira da TAP, atingindo um excelente desempenho com um resultado líquido positivo no primeiro semestre. As margens operacionais e o trajeto de desalavancagem, acima das metas do plano de restruturação, provam a sustentabilidade financeira do Grupo num momento crítico da nossa história. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer. Envolver cada vez mais os trabalhadores, gerir o histórico de reclamações e melhorar as operações têm sido a nossas principais prioridades, o que já nos permitiu capitalizar no período de verão. A procura continua forte, com as reservas para os próximos trimestres a atingirem valores consideráveis, indiciando um segundo semestre intenso, para o qual a TAP estará preparada.”

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Aeroporto Internacional de Porto Alegre encerrado sem data para reabertura

O Aeroporto Internacional de Porto Alegre (Salgado Filho) permanece...

Avião da British Airways interrompe viagem para a Madeira devido a fumo na cabina

Um avião Airbus A320neo da British Airways, que voava...

Consórcio ‘Newtour/MS Aviation’, preterido na privatização da Azores Airlines, ameaça recorrer aos tribunais

O consórcio ‘Newtour/MS Aviation’, candidato à privatização da companhia...