Lisboa bate recorde absoluto de tráfego de aviões no fim-de-semana

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O tráfego aéreo na zona da cidade de Lisboa, nomeadamente dirigido para os aeroportos Internacional de Lisboa, na Portela, e Municipal de Cascais, em Tires, este mais dedicado à aviação ligeira e executiva, vai registar no próximo fim-de-semana um movimento recorde absoluto, superando os máximos registados na Expo 98, no Euro 2004 ou na Cimeira da NATO em 2010.

Só no sábado, o aeroporto de Lisboa acolherá 740 movimentos (aterragens e descolagens), quando o tráfego nesta altura regista uma média diária de 425 movimentos, adiantou em comunicado a NAV Portugal, entidade responsável pelo controlo aéreo em todo o território português. Na sexta-feira e no domingo estão previstos cerca de 650 movimentos diários na Portela.

A razão deste grande movimento, como já tem sido noticiado é a disputa na capital portuguesa do jogo da final da Liga dos Campeões (‘Champions League’) que colocará frente a frente, no Estádio da Luz, as equipas espanholas do Real e do Atlético de Madrid, no próximo sábado, a partir das 19h45 locais.

A ANA – Aeroportos de Portugal acaba de distribuir um comunicado em que refere que “até ao momento estão agendados mais de 280 voos privados e 50 charters, num total que ultrapassa os 330 movimentos, representando este tráfego um valor superior em 75% ao de um sábado normal nesta época”. Num sábado o movimento médio do aeroporto de Lisboa é de cerca de 400 aeronaves a aterrar e descolar.

Desses movimentos, apenas 80 aeronaves (entre elas 20 charters) ficarão estacionadas no Aeroporto de Lisboa, que já havia esgotado a sua capacidade para os dias 23, 24 e 25 de Maio há algum tempo. Por esta razão, ficarão estacionadas em Beja entre 15 a 20 aeronaves, no Porto cerca de 60 e em Faro 35.

A ANA refere que a maioria dos movimentos ocorrerá entre o final da tarde de sexta-feira e a madrugada de sábado. Ao todo, serão processados mais de 7.500 passageiros em voos charter e 2.800 em voos privados, adicionando mais de 10 mil passageiros ao aeroporto de Lisboa, o que representa um acréscimo de 20% de passageiros em relação ao habitual neste período.

A ANA – Aeroporto de Lisboa tem vindo a trabalhar na organização desta operação com a UEFA e com todas as entidades oficiais envolvidas na operação aeroportuária desde Novembro do ano passado.

Recorde-se que a Iberia anunciou a programação de 22 voos adicionais na rota Madrid-Lisboa entre hoje e 25 de Maio, oferecendo assim 12 mil assentos, mais 124% do que o normal. A Iberia transportará ainda a equipa do Real Madrid em quatro voos ‘charter’ [fretado], a que se somam oito outros voos ‘charter’ comerciais e 10 voos regulares adicionais. A empresa aumentou ainda o tamanho dos aviões normalmente usados na rota para poder acomodar o maior número de passageiros que já se previam.

As outras três companhias que voam regularmente entre Madrid e Lisboa – TAP, Air Europa e EasyJet – anunciaram também que irão reforçar as suas ligações e optimizar as capacidades dos aviões colocados ao serviço nestes dias na rota para Lisboa.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TAP Air Portugal retomou rota direta entre a Venezuela e a ilha da Madeira

– Cerimónia oficial e decoração a preceito na zona...

TAP Air Portugal terá 95 voos semanais para o Brasil no mês de julho

Uma delegação da TAP Air Portugal, liderada pelo seu...

Teste de táxi aéreo elétrico pode definir novo tipo de transporte para peregrinos do Hajj, na Arábia Saudita

Num movimento histórico, a Arábia Saudita conduziu com sucesso...