Lisboa e Porto recuperam tráfego e alcançam tops europeus do ACI

Os aeroportos Humberto Delgado/Lisboa e Francisco Sá Carneiro/Porto , em Portugal, classificaram-se entre os cinco melhores dos respetivos grupos dos seus congéneres europeus no mês de março passado, em número de passageiros movimentados.

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, foi o quarto posicionado no Grupo 1, onde estão alinhados os aeroportos que anualmente registam mais de 25 milhões de passageiros, com uma queda em 21% relativamente ao mês homólogo de 2019.

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, por sua vez, foi também o quarto classificado do Grupo 2, onde se agrupam os aeroportos que têm mais de dez milhões de passageiros, mas menos de 25 milhões por ano, com uma quebra de 12% em relação a março de 2019.

Segundo o ACI – Airports Council International, os aeroportos europeus tiveram em março um aumento de passageiros em 266,7% em relação ao mês homólogo do ano passado, mas ainda apresentaram uma quebra em 34,1% em relação a março de 2019, com menos 33,7% em aeroportos de países da União Europeia (menos 34,3% quando se inclui Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido) e 32,9% nos aeroportos de países terceiros.

Os dados do ACI mostram que tanto Lisboa como o Porto tiveram melhores desempenhos que a média dos grupos de aeroportos da respetiva dimensão, indicando que os do Grupo 1 ficaram 37,4% abaixo de março de 2019 e os do Grupo 2 tiveram uma queda média em 34%.

 

  • Dados divulgados pela PressTUR, agência de notícias de viagens e turismo

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica