O grupo português de aviação SATA, com sede na Região Autónoma dos Açores, anunciou nesta sexta-feira, dia 27 de julho, que a Loftleidir Icelandic, empresa islandesa que foi pré-qualificada na primeira fase do processo de alienação de 49% do capital social da SATA Internacional – Azores Airlines, SA, apresentou uma proposta, que “vai ser agora objeto de análise aturada”.
Recorde-se que o grupo SATA anunciou em 17 de abril que a Loftleidir Icelandic, do Grupo Icelandair, foi pré-qualificada para a segunda fase do processo de negociação da alienação de 49% do capital social da SATA Internacional, companhia do grupo que agora voa com a designação comercial Azores Airlines.
Pessoal de Voo desconvoca greve e aguarda nova Administração
Entretanto, e face a estes novos desenvolvimentos no grupo aéreo açoriano, a greve que estava marcada a partir desta sexta-feira, dia 27 de julho, foi desconvocada em assembleia-geral do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC).
“A greve foi desconvocada pelos tripulantes que reuniram na assembleia-geral, é um voto de confiança ao conselho de administração e ao novo presidente (da Azores Airlines) que agora tomará posse e na expetativa que possa solucionar todos os problemas que ainda continuam pendentes, mas que foram por agora, digamos, suspendidos, mas não esquecidos”, adiantou Cláudia Macedo à agência de notícias ‘ Lusa’, relativamente ao pré-aviso de greve entre 27 e 31 de julho.
A vogal da direção do SNPVAC admitiu que a decisão “não foi unânime”, tendo-se registado “alguns votos contra” na assembleia-geral, que decorreu ao final da tarde de quinta-feira, dia 26 de julho, em Lisboa, sendo que o momento atual da empresa, “com a mudança de administração” acabou por ter algum peso na decisão.
O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil reuniu na quarta-feira passada com a administração da companhia aérea açoriana onde já se tinha alcançado “um acordo em relação a protocolos antigos” que “resultam em melhoria de condições de trabalho dos tripulantes”.
O Sindicato aguarda assim que o novo presidente do conselho de administração da Azores Airlines “seja empossado” para reunir com o mesmo “o quanto antes” porque ainda existe muita coisa por resolver.
“Obviamente que continuaremos a lutar para que as situações danosas que têm acontecido reiteradamente na SATA não se repitam e sejam efetivamente reduzidas porque aquilo que queremos é uma SATA em paz, uma SATA com futuro e em crescimento como é obvio”, sublinhou a sindicalista.
António Luís Gusmão Teixeira será o novo presidente do conselho de administração do Grupo SATA (Azores Airlines e Sata Air Açores) substituindo Paulo Menezes, que ocupava o cargo desde o final de 2015.