O lucro do Grupo Lufthansa ascendeu a 1.673 milhões de euros em 2023, superior em 112% face ao ano anterior, devido à continuação da elevada procura de viagens aéreas e a um resultado recorde da filial Lufthansa Technik.
As receitas do grupo europeu de companhias aéreas liderado pela alemã Lufthansa, no ano passado atingiram os 35.422 milhões de euros, um acréscimo homólogo de 15%, refere o comunicado divulgado nesta quinta-feira, dia 7 de março.
O resultado operacional bruto ajustado (EBITDA) situou-se em 4.910 milhões de euros em 2023, mais 32% do que em 2022, enquanto o EBIT – lucro antes de impostos e juros – atingiu 2.669 milhões de euros, uma subida homóloga de 88%.
Trata-se do terceiro melhor resultado financeiro da sua história do grupo de aviação europeu, lê-se no comunicado.
A procura de serviços de manutenção, revisão e reparação, bem como outros produtos técnicos da Lufthansa, permaneceu elevada no ano financeiro de 2023, apesar dos problemas com as cadeias de fornecimento e da subida dos custos de material e pessoal.
A Lufthansa Technik, por seu lado, alcançou o terceiro melhor resultado financeiro da sua história, segundo a empresa-mãe.
O lucro operacional no ano passado foi de 628 milhões de euros, um aumento de 13%, em termos homólogos.
Simultaneamente, a elevada procura e a expansão da oferta levaram a um crescimento significativo das vendas das companhias aéreas de passageiros.