A Lufthansa Technik, departamento do grupo aéreo europeu para a Engenharia e Manutenção de aviões, anunciou ontem que vai construir uma base de reparações (MRO) no Aeroporto Internacional Rafael Hernández, em Aguadilla, Porto Rico, na América Central.
A decisão resulta de um protocolo assinado na semana passada entre as autoridades porto-riquenhas e o grupo alemão, que com a criação deste centro técnico pretende estender a sua prestação de serviços especializados até ao continente americano, nomeadamente até aos Estados Unidos da América.
Para seguir com o projecto o grupo alemão criou uma nova companhia que já está a funcionar, denominada Lufthansa Technik-Puerto Rico (LTPR) que terá como director Elmar Lutter, que actualmente dirige a Engenharia e Manutenção da Lufthansa na Europa.
As novas instalações ocuparão uma área de 1.580 hectares e em princípio serão para servir todas as companhias aéreas que escalem Porto Rico, ou que optem pelos seus serviços, já que o novo centro de manutenção da Lufthansa contará com pessoal altamente habilitado. Nos primeiros meses de funcionamento, em 2015, a Lufthansa Technik-Puerto Rico terá ao seu serviço cerca de 400 técnicos.
As obras do novo MRO da Lufthansa terão início dentro de três meses e decorrerão até meados de 2015, altura em que a oficina deverá receber os primeiros aviões.