Uma etiqueta eletrónica de bagagem. Será possível? Sim, já existe e estará disponível no próximo ano nos voos da Lufthansa.
O método inovador fez com que a companhia aérea alemã recebesse esta semana em conjunto com a Rimowa o prémio Best Baggage Initiative durante a conferência da indústria da aviação FTE – Future Travel Experience, que decorreu em Las Vegas.
Em comunicado à imprensa, a companhia revela que a etiqueta é a primeira solução digital móvel e totalmente integrada para bagagem, tornando as viagens aéreas mais confortáveis, rápidas e seguras.
Os passageiros da Lufthansa poderão assim fazer o check-in da bagagem a partir de qualquer sítio através de uma aplicação desenvolvida pela companhia, usando a etiqueta da Rimowa. “Um só clique e os passageiros poderão transferir os dados do seu cartão de embarque a partir de smartphones para a sua peça de bagagem equipada com a etiqueta eletrónica através de Bluetooth. Os dados serão mostrados imediatamente no módulo de dados integrados na mala”. Depois basta entregar a mala num balcão de entrega de bagagem da companhia.
De realçar ainda que a nova etiqueta tem a mesma forma e tamanho das que são utilizadas atualmente como se pode ver na fotografia. A informação estará ainda protegida da humidade, calor, temperaturas baixas, impacto, quedas e não pode ser removida. O novo modelo está ainda em fase de testes e avaliações mas é já considerado um grande passo no que respeita à rapidez e comodidade no despacho de bagagem nos aeroportos.