A companhia aérea alemã Lufthansa vai ligar a cidade de Frankfurt, na Alemanha, a Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores, a partir de 23 de maio, aos domingos, “num total de 22 frequências durante o Verão, anunciou nesta quarta-feira, dia 24 de fevereiro, a ao longo do Verão.
Os voos serão feitos com aviões Airbus A320neo, com capacidade para 180 passageiros, o que significa no final da operação uma capacidade de transporte de 3.960 passageiros para a região.
A iniciativa partiu da Associação de Turismo dos Açores (ATA), em parceira com o Turismo de Portugal e o Governo Regional dos Açores, para o “desenvolvimento e consolidação das acessibilidades aéreas ao arquipélago, sem as quais a retoma turística não será possível para o destino”.
De acordo com a associação, a ação resulta ainda de uma “forte aposta da ATA no mercado alemão, o principal mercado internacional emissor de turistas para a Região Autónoma dos Açores, com um número de dormidas de cerca de 360.000, em 2019”.
A ATA lançou, entretanto, um concurso público para a “realização de ações de promoção ‘co-branded’ no mercado da Alemanha, em parceira com operadores turísticos relevantes, no valor de cerca de 500.000 euros”, sendo que, “baseada numa estratégia multi-mercado, esta operação tem o objetivo de, simultaneamente, aumentar a notoriedade do destino no mercado alemão e capitalizar a força de vendas atual de cada operador turístico”.
Também nesta terça-feira, dia 24 de fevereiro, o Governo Regional dos Açores distribuiu uma nota de imprensa, na qual se congratula pelo anúncio da rota Frankfurt-Ponta Delgada pela companhia aérea Lufthansa, “visto que esta vem aumentar a oferta na rota já existente e operada pela Azores Airlines para o importante mercado emissor alemão”.
O Executivo açoriano considera que esta iniciativa “é fundamental para a persecução dos objetivos de incremento dos fluxos turísticos deste mercado para a Região e vem demonstrar a atratividade do destino, apesar da atual conjuntura pandémica, reforçando assim a ideia além-fronteiras de os Açores serem considerados um destino seguro”.
Sendo a Lufthansa uma das maiores companhias de aviação do mundo, esta operação possibilitará não só o acesso do mercado alemão, considerado prioritário na estratégia de desenvolvimento turístico do arquipélago português no noroeste do Oceano Atlântico, mas também a conexão, através do hub de Frankfurt, de outros mercados que voam com esta companhia.