A Força Aérea Portuguesa enviou mais uma equipa de militares para o Brasil, onde estão a receber formação teórica no novo avião de transporte e apoio logístico KC-390.
Uma notícia distribuída nesta quinta-feira, dia 4 de maio, pelo Estado-Maior da FAP indica que desde o início do passado mês de abril, seis loadmasters iniciaram qualificação teórica, juntando-se a eles, mais tarde, quatro pilotos-aviadores, seis mecânicos eletroaviónicos e seis eletromecânicos.
A qualificação teórica está a ser ministrada nas instalações da Embraer Brasil, em Sao José dos Campos, no interior do Estado de São Paulo, e prevê-se que fique concluída até final do corrente mês de maio.
Portugal, que também participa na conceção e fabrico do novo aparelho que é montado pela Embraer no Brasil, adquiriu cinco aeronaves KC-390 e um simulador, em 2019, e a primeira tripulação portuguesa concluiu com sucesso o curso de qualificação em novembro de 2021.
A primeira aeronave adquirida pelo Estado Português para a FAP aterrou na Base Aérea de Beja, no Alentejo, em outubro passado, estando neste momento na fase de integração dos equipamentos NATO e certificados pela Autoridade Aeronáutica Nacional, antes da entrega à Força Aérea.
- Foto de abertura © Força Aérea Portuguesa/EMFA