Um avião de passageiros MD-83 da companhia iraniana Zagros Airlines, registo EP-ZAB, saiu de pista na noite desta quinta-feira, dia 28 de janeiro.
O despiste do aparelho provocou a quebra dos trens de pouso, e avarias diversas na fuselagem, nomeadamente a quebra de componentes das asas, além de visíveis fissuras em toda a estrutura do aparelho.
O avião foi arrastado sobre o gelo que cobria a pista (caia neve no momento da aterragem), depois de ter quebrado o trem dianteiro, segundo testemunhas citadas nas redes sociais.
Nenhum dos passageiros e tripulantes que seguiam a bordo sofreu ferimentos, tendo sido evacuados através das mangas pneumáticas de emergência.
O incidente ocorreu com um avião que tem mais de 25 anos de serviço e num dia em que o Irão assinou o primeiro contrato de fornecimento de aviões novos com a Airbus, em Paris, durante a visita do Presidente da República Islâmica.
A Zagros Airlines, fundada em 2005, tem uma frota constituída por nove MD-83, 10 A320 e um A319. Realiza voos domésticos. A companhia anunciou há poucas semanas que vai substituir toda a frota de MD-83 por aviões da Airbus, tendo sido a primeira do país a colocar ao serviço um A319, de registo ucraniano, no início do corrente mês de janeiro.
Não há qualquer comunicado oficial acerca do número de ocupantes que seguiam a bordo do avião, nem de onde procedia a aeronave.
A fotos, da agência IRNA, mostram bem a extensão dos estragos.