Bem-vindo, !|Sair

Primeiro Boeing 737 MAX 8 levantou voo em Renton



O primeiro Boeing 737 MAX-8 descolou na sexta-feira, dia 29 de janeiro, do Aeroporto de Renton, nos Estados Unidos da América, na sua viagem inaugural. O avião levantou o nariz pelas 09h46 locais (17h46 UTC), debaixo de chuva, e fez o seu primeiro voo de teste que foi transmitido ao vivo por diversos canais de televisão dos Estados Unidos e em ‘streaming’ pela própria Boeing no seu sítio na Internet. Durou cerca de duas horas.

A Boeing fez o ‘roll-out’ desta primeira aeronave da versão MAX-8 no passado dia 8 de dezembro de 2015, numa cerimónia bastante discreta.

 

737MAX-8

O voo inaugural, que foi marcado com apenas uma semana de antecedência, esteve para ser adiado, face às fortes chuvadas que caíram em Renton, no Estado de Washington, onde a Boeing instalou três linhas de montagem para a gama B737, com capacidade para entregar 42 jatos comerciais por mês. Contudo, porque o mau tempo não foi além da chuva, os responsáveis pela Boeing decidiram manter a hora de partida.

Desde a entrega do primeiro Boeing 737, em Abril de 1967, então à companhia alemã Lufthansa, este tipo de avião é campeão de vendas em todo o mundo. Ao longo dos anos têm surgido diversas versões, de acordo também com os avanços tecnológicos obtidos, e que têm mantido o B737 entre as opções mais fortes das companhias aéreas que se dedicam ao tráfego de médio curso e adentro do segmento de um único corredor na cabina, conhecidos internacionalmente por ‘narrow bodies’.

O voo desta quinta-feira, dia 29 de janeiro, foi o primeiro de uma longa série de testes que durará cerca de um ano e que serão repartidos por quatro aparelhos protótipos.

 

737MAX First Flight

A primeira entrega do MAX-8 deverá acontecer para a Southwest Airlines no terceiro trimestre de 2017.

O novo avião da Boeing concorrerá no mercado internacional com o Airbus A320neo que já está a ser entregue, com todas as certificações técnicas e operacionais obtidas, tendo o primeiro avião integrado a frota da Lutfhansa no corrente mês de Janeiro. O B737 MAX-8 surge com atraso de um ano que, naturalmente, se repercutirá nas vendas da construtora norte-americana.

737 MAX 1st Flight Landing at Boeing Field

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica