Bem-vindo, !|Sair

Mecachrome constrói fábrica de componentes aeronáuticos em Évora

A Mecachrome e o Estado Português vão assinar na quarta-feira, dia 3 de fevereiro, o contrato de investimento que apoiará a instalação de uma unidade fabril da empresa francesa de aeronáutica na cidade de Évora, na província do Alentejo, no sul de Portugal.

O investimento da Mecachrome na cidade alentejana, onde também a construtora aeronáutica brasileira Embraer tem em funcionamento instalações fabris, representa vários milhões de euros e a criação de cerca de três centenas de postos de trabalho especializados. Daí que esta iniciativa tenha sido, desde sempre, acarinhada pelas autoridades portuguesas, cientes do forte contributo que a implantação da fábrica de componentes aeronáuticos terá para o desenvolvimento do cluster aeronáutico implementado em Évora, em particular, e para o sector a nível nacional, em geral.

O Grupo Mecachrome foi criado há mais de 75 anos e é especializado na produção de peças de alta precisão para as indústrias aeronáutica, espacial, automóvel – incluindo o segmento da Fórmula 1 – e energia. Detém 14 fábricas em cinco países (França, Canadá, Tunísia, Marrocos e Portugal), o que representa, no total, mais de 2.400 postos de trabalho. Anualmente, a Mecachrome tem um volume de negócios acima dos 300 milhões de euros. Airbus, Boeing, Embraer, Safran, Porsche, entre muitas outras marcas estão entre os seus clientes.

A nova fábrica vai ocupar uma área de 22 mil metros quadrados no parque aeronáutico de Évora, constituindo-se como o segundo investimento deste grupo francês no nosso país, após a inauguração de outra unidade em Setúbal.

A empresa de construção portuguesa Lucios, com sede no norte do País, foi escolhida para a edificação da nova fábrica que tem uma área de construção bruta de 13.500 metros quadrados no Parque Aeronáutico de Évora. A obra, orçada em cerca de 7,2 milhões de euros, arrancou no final de 2015 e deverá estar concluída no início do quarto trimestre deste ano.

A cerimónia de assinatura do contrato decorrerá no Palácio de D. Manuel, na cidade de Évora, e contará com a presença do primeiro-ministro, António Costa. Na cerimónia participarão ainda outras entidades, nomeadamente o presidente do AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, entidade com quem a Mecachrome assina o contrato, os ministros da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e os secretários de Estado da Internacionalização, Jorge Oliveira, e do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza.

 

  • A imagem mostra o estado em que as obras da nova fábrica do Parque Aeronáutico de Évora se encontram no terreno. Foto: LUCIOS Engenharia e Construção

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica