Bertrand Piccard, mentor e aviador que completou o primeiro voo intercontinental num avião solar, estará em Lisboa, a 9 de maio, no âmbito do ‘APED Retail Summit’, para falar sobre os desafios do futuro nas áreas da sustentabilidade, energia e gestão dos recursos naturais.
“Pioneering spirits for a clean future” é o tema da apresentação do suíço, atual presidente do Conselho de Administração da ‘Solar Impulse Foundation’, que se tem dedicado à inovação na ciência e ambiente e cujo mais recente projeto é a ‘Alliance for Efficient Solutions’, um programa mundial que pretende apoiar 1.000 projetos de eficiência energética, que serão apresentados na COP24, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que se realiza em dezembro.
Psiquiatra de formação, Piccard nasceu no seio de uma família de pioneiros. É neto de Auguste Piccard, o primeiro homem a chegar à estratosfera, em 1931, e filho de Jacques Piccard, primeiro a atingir o ponto mais profundo da Terra na Fossa das Marianas, em 1960.
Do currículo de Bertrand fazem parte ainda feitos como o primeiro voo à volta do mundo num balão de ar quente, percorrendo, sem escalas, mais de 45 mil quilómetros em 20 dias.
- Foto de abertura © Solar Impulse/Revillard/Rezo.ch