A companhia aérea italiana Meridiana anunciou que vai realizar voos charters do Aeroporto de Malpensa, na cidade de Milão, para o Aeroporto de Pemba (ex-Porto Amélia), capital da província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique.
Os voos, que se iniciam a 21 de Dezembro, são contratados por operadores de viagens para o transporte de turistas italianos. Terão periodicidade semanal e serão operados com aviões Boeing 767-200ER
O aeroporto de Pemba, foi recentemente remodelado e recebe apenas aviões provenientes das cidades da Beira, Nampula e Maputo, em termos domésticos, e dos aeroportos de Dar-es-Salaam (Tanzânia), Joanesburgo (África do Sul), Nairobi (Quénia) e Dzaoudzi, na ilha da Terra Pequena, nas Mayottes, um arquipélago situado no Índico, frente a Moçambique, sob jurisdição francesa.
A empresa Air Italy, comprada em Outubro de 2011 pela Meridiana e cuja marca desapareceu em Março de 2013, havia anunciado em 2012 um plano semelhante, que foi abandonado quando o partido da oposição Renamo ameaçou fazer regressar Moçambique à guerra civil.
A chegada da companhia italiana a Pemba poderá despertar outros operadores e empresas de transporte aéreo europeias e asiáticas para as potencialidades turísticas da faixa litoral do norte de Moçambique, onde já estão construídos alguns empreendimentos hoteleiros de luxo, alguns explorados por grupos económicos internacionais.