O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no Estado brasileiro de São Paulo, manteve a tendência de crescimento no volume mensal de passageiros e registou alta de 8,05% no acumulado dos oito meses deste ano em relação ao mesmo período de 2014. De janeiro a agosto de 2015, o aeroporto movimentou 6.976.393 pessoas, anunciou nesta terça-feira, dia 16 de setembro, a empresa concessionária da infraestrutura.
Na comparação com o mês de agosto do ano passado, o crescimento do número de passageiros foi de 1,09%, com um total de 850.429 pessoas transportadas pelo aeroporto no último mês.
A expectativa é que Viracopos supere os 10 milhões de passageiros transportados neste ano, ultrapassando os 9,8 milhões de pessoas que voaram pelo aeroporto no ano passado.
“Agosto costuma ter um movimento de passageiros um pouco mais baixo em relação a julho por ser um mês de baixa temporada, mas mesmo assim Viracopos manteve a tendência de crescimento pelo oitavo mês seguido neste ano”, disse o diretor-presidente do aeroporto, Gustavo Müssnich.
Aumento do número de passageiros internacionais foi exponencial
Nos oito primeiros meses de 2015, o aumento de passageiros em voos internacionais foi de 955,01% em relação ao mesmo período do ano passado. No total deste ano, 445.488 pessoas voaram para o exterior a partir das novas instalações de Viracopos. Desde dezembro passado, os voos comerciais regulares internacionais passaram a ser realizados a partir do Píer A do Novo Viracopos.
Com o início das operações do novo Terminal de Passageiros (T1) em dezembro de 2014, o número de voos para o exterior aumentou de 3 para 38 semanais. “No mês de maio inaugurámos uma Sala VIP na ala internacional e, com isso, reforçamos a vocação internacional de Viracopos”, completou o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota.
Quanto ao movimento de aeronaves de passageiros em Viracopos, entre janeiro e agosto de 2015 registaram-se 85.522 pousos e descolagens. Se considerarmos apenas o mês de agosto, foram 10.620 movimentos de aeronaves no terminal.