Os estados do Nordeste dos Estados Unidos da América terão hoje e amanhã dias difíceis, no que respeita ao transporte aéreo. As grandes tempestades de neve da noite passada deixaram a maioria dos aeroportos principais inoperacionais e a previsão para hoje e amanhã não é de melhoria dessas condições adversas. Os meteorologistas estão a avisar, desde ontem, domingo, para uma “tempestade histórica”, de neve e frio, que afectará toda a região a partir de hoje, segunda-feira.
“Trata-se de uma tempestade invernal que poderá ter características históricas”, informou ontem o canal televisivo especializado ‘The Weather Channel’.
E, na verdade, desde o alvorecer desta segunda-feira, que as consequências se fizeram sentir. O canal de TV por cabo CNN no balanço feito esta manhã apontava para 1.888 voos cancelados hoje e para mais 1.654 amanhã, terça-feira. Estes números estarão em constante variação e poderão aumentar se juntarem os voos regionais e de ligação entre aeroportos estaduais que não estão a ser realizados.
Nas redes sociais as companhias aéreas estão a aconselhar os seus clientes a optarem pelo adiamento das viagens, face às perspectivas pouco animadoras de melhoria do tempo neste início de semana.
Entretanto, ontem, domingo, mais três aviões de companhias comerciais no interior dos Estados Unidos foram obrigadas a pousos de emergência face a três ameaças de bombas a bordo. Tal como tinha acontecido no sábado. As aeronaves seguiram viagem depois de revistadas, assim como as bagagens dos ocupantes.