O ministro da Aviação do Brasil, Eliseu Padilha, apresentou, no final do mês passado, na Assembleia Geral de Verão da Famurs, o programa de desenvolvimento da aviação regional, com foco nos investimentos no estado do Rio Grande do Sul. O evento, realizado em Capão da Canoa, litoral norte do Estado, reuniu centenas de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
O ministro expôs os esforços do governo federal para fazer avançar com o programa de desenvolvimento da aviação regional. O investimento de 7,4 mil milhões de reais na infraestrutura de 270 aeroportos permitirá que 96% da população esteja a pelo menos 100 km de um terminal. “A aviação regional é importante e indispensável para integrar o País. Com a aviação regional, nós estamos conseguindo democratizar esse transporte no Brasil”, explicou o ministro. A expectativa é que as primeiras licitações sejam lançadas ainda neste ano.
Paralelamente ao investimento em infraestrutura aeroportuária, o ministro destacou a ajuda do governo federal que o programa terá para funcionar: a subvenção. A Medida Provisória 656 que trata do tema foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em Janeiro deste ano. A nova lei 13.097/2014 prevê um subsídio às companhias aéreas para custear até 60 passageiros transportados em voos regionais.
Aeroportos gaúchos em fase adiantada de projeto
Os aeroportos do Rio Grande do Sul estão em fase adiantada de planeamento. O programa vai investir cerca de 310 milhões de reais em 15 municípios gaúchos. São eles: Alegrete, Bagé, Caxias, Erechim, Gramado, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santa Vitória do Palmar, Santo Ângelo, São Borja, Uruguaiana. O mapa abaixo mostra a localização dos 15 aeroportos que serão melhorados e abertos à aviação comercial regional.
Foi lançado em 2012 os 270 aeroportos, mas este sonho será 2032….. quem viver verá….