O Governo Português está a desenvolver contactos com a Hainan Airlines, a maior companhia aérea privada chinesa, para convencê-la a voar para Lisboa. Para tal, o ministro da Economia, António Pires de Lima, diz haver contactos, e ainda na semana corrente escreveu uma carta ao presidente da empresa asiática, alertando-o para a localização estratégica da capital portuguesa.
O ministro da Economia revelou nesta quarta-feira, dia 15 de julho, em reunião com deputados portugueses que o Governo está “a trabalhar ativamente para que Portugal possa ter ligações diretas à China e ao México”.
“Tanto o Governo mexicano como as entidades chinesas têm revelado interesse em materializar esta ligação direta que no caso da China seria muito importante tanto do ponto de vista económico como para o turismo”, declarou o governante no parlamento.
Pires de Lima escreveu na passada segunda-feira ao presidente do Conselho de Administração da Hainan Airlines, com sede e base em Haikou, alertando para as vantagens de uma ligação direta entre os dois países, referindo a localização privilegiada de Portugal, como porta de entrada em África e no Brasil.
O ministro da Economia considerou que “uma TAP mais forte e com mais aviões tem mais oportunidade de no futuro agarrar essa possibilidade”, tentando, entretanto, que a companhia chinesa possa fazer essa ligação direta entre os dois países.