A Agência para Promoção de Investimentos e Exportações (Apiex) de Moçambique vai promover os projetos da Aeroportos de Moçambique (ADM) e fornecer informação aos investidores nacionais e estrangeiros sobre os produtos do mercado de capitais, ao abrigo de dois memorandos de entendimento assinados esta semana em Maputo.
O primeiro memorando foi assinado terça-feira com a Aeroportos de Moçambique e o segundo foi assinado quarta-feira com a Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), de acordo com o matutino ‘Notícias’, de Maputo.
Lourenço Sambo disse que a assinatura destes dois memorandos enquadra-se no âmbito da materialização dos objectivos que presidiram à constituição recente da Apiex, resultado da fusão de três instituições, nomeadamente o Centro de Promoção de Investimentos (CPI), o Gabinete das Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado (Gazeda) e o Instituto para a Promoção de Exportações (Ipex).
“Promovemos todos os sectores da economia nacional e para o caso específico dos aeroportos é importante encontrar parceiros estratégicos para a gestão das áreas de imobiliário, bem como de turismo”, disse o director-geral da Apiex.
Sambo adiantou haver terrenos nas zonas circundantes dos aeroportos que estão disponíveis para investimento e que se espera venham a propiciar a geração de mais fontes de receita a fim de equilibrar as contas da estatal Aeroportos de Moçambique.
O memorando assinado com a Bolsa de Valores de Moçambique pretende estabelecer uma coordenação entre as instituições para melhoria contínua do ambiente de negócios e para o desenvolvimento do mercado de capitais, em geral, e da BVM, em particular.
É ainda objectivo do acordo o desenvolvimento de ações que contribuam para a formação dos recursos humanos da BVM e da Apiex em temas relacionados com investimentos e procedimentos para a exportação de bens e/ou serviços por empresas nacionais, bem como matérias relacionadas com o mercado de capitais.