O Governo da República de Moçambique lançou um concurso público internacional para a concessão, construção, exploração e desenvolvimento de infraestruturas comerciais nos aeroportos de Maputo, Beira e Nacala (nossa imagem de abertura), noticiou o jornal moçambicano ‘Domingo’.
Através do concurso público internacional, o Ministério das Transportes e Comunicações está a solicitar manifestações de interesse no estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento e exploração de infraestruturas hoteleiras, centros de negócios e de entretenimento e atividades comerciais e sociais, destaca nesta quarta-feira, dia 25 de julho, a plataforma noticiosa de negócios entre a China e os países de expressão oficial portuguesa ‘Macauhub’, que cita o semanário de Maputo.
No Aeroporto Internacional de Maputo existe a possibilidade de construção de um centro comercial, postos de abastecimento de combustível e estâncias de serviços, assim como apartamentos para negócios.
Na Beira, o governo procura investimentos para a construção e exploração de um hotel de três estrelas e uma estação de serviço para viaturas, enquanto em Nacala, além de uma infraestrutura hoteleira, pode ser desenvolvido um centro comercial e uma central de energia de fontes renováveis.
O presidente da Aeroportos de Moçambique, Emanuel Chaves, é citado pelo jornal como tendo afirmado estar em curso a preparação de planos-diretores para os restantes aeroportos do país, bem como para o antigo aeródromo da zona da Costa do Sol, na cidade de Maputo.