Monomotor de escola de pilotos despista-se em Ponte de Sôr

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião monomotor Cessna 152 sofreu um despiste nesta terça-feira, dia 28 de março, após uma aterragem falhada no Aeródromo Municipal de Ponte de Sôr, no distrito de Portalegre, no Centro de Portugal, causando ferimentos ligeiros numa jovem aluna de uma escola de pilotos, situada na localidade.

Uma fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo indicou que o alerta foi dado às 18h56, tendo a piloto e única ocupante da aeronave, sido transportada para o hospital de Abrantes, onde foi tratada a ferimentos ligeiros, refere a imprensa portuguesa. A tripulante, uma jovem de 20 anos de idade, realizava um voo a solo, que teve a duração de cerca de 40 minutos.

A aeronave, matrícula CS-AZB, tem um longo historial na aviação ligeira portuguesa. Construída em 1978, com praticamente 45 anos de atividade, foi primeiro propriedade da empresa Aeropiloto, tendo sido operada durante vários anos pelo Aero Clube de Torres Vedras (ACTV), em voos de lazer e de instrução de candidatos a pilotos. Foi depois vendida para a G Air Training Centre e nos últimos anos tem estado ao serviço da Global Flight School, uma escola de pilotagem portuguesa com sede no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor. Muitas dezenas de pilotos portugueses voaram neste avião.

A aeronave saltou da pista e despistou-se para fora do asfalto tendo ficado virada com as rodas para cima, apresentando algumas fraturas na fuselagem que poderão inviabilizar a sua reconstrução, dada também a idade de serviço que já conta.

Este Cessna 152 tinha registado no dia 3 de setembro de 2006 uma aterragem de emergência num terreno agrícola na freguesia de Barril, em Torres Vedras, devido a uma falha parcial do motor. O piloto, também com 20 anos de idade, saiu ileso, tendo o aparelho sofrido estragos ligeiros.

As circunstâncias em que ocorreram o acidente desta terça-feira, dia 28 de março, serão investigadas pelo GPIAAF – Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes Aéreos e Ferroviários.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Embraer vende seis aviões A-29 Super Tucano à Força Aérea Paraguaia

A Embraer anunciou nesta terça-feira, dia 23 de julho,...

Ryanair contesta “monopólio” da ANA e ameaça abandonar as rotas da Madeira

O Grupo Ryanair apelou à ANA – Aeroportos de...

Qatar Airways eleva ‘Melhor Classe Executiva do Mundo’ a novos patamares

A Qatar Airways apresentou nesta semana no ‘Farnborough International...