A Mooney Aircraft revelou na semana passada que recebeu a certificação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) paras as novas versões Ultra dos modelos Ovation e Acclaim – M20U e M20V – o avião monomotor de pistão mais rápido do mercado.
Os novos aviões são apresentados com uma lista de melhorias consideráveis. A modificação mais significativa é a adição de uma porta no lado do piloto, na fuselagem central, que agora é construído com material compósito em vez de metal. Ambas as portas de entrada também têm um tamanho maior do que as do modelo anterior.
Uma vez dentro da cabina, os pilotos irão desfrutar de um modleo completamente redesenhado, com interior tipo carro desportivo e painel de instrumentos em vidro Garmin recentemente lançado para aviões ligeiros – o G1000 NXi.
O M20U Ovation Ultra é alimentado por um motor Continental de 310 cv IO-550-G e tem uma velocidade máxima de 197 KTAS (365 km/h). Enquanto isso, o M20V Acclaim Ultra de 280 cv supera os 242 KTAS (448 km/h).
A Mooney pretende entregar os primeiros modelos Ultra em breve e as suas previsões de produção são de cerca de 50 aviões já neste ano, divididos entre os dois modelos.