Um avião Boeing 737-700 da Southwest que fazia nesta terça-feira, dia 17 de abril, o voo WN1380 entre Nova Iorque e Dallas, nos Estados Unidos da América, foi obrigado a divergir para o Aeroporto de Filadélfia, devido a uma avaria grave num dos motores, supostamente causada por uma explosão. O aparelho descolou pelas 09h43 locais e o evento com o motor ocorreu pelas 10h04. Uma passageira que foi sugada por uma janela que quebrou com o impacto conseguiu manter-se a bordo agarrada pelos companheiros de bancada, mas devido aos ferimentos sofridos acabou por falecer horas depois, confirmou a autoridade que investiga os acidentes aéreos nos EUA, a NTSB. A bordo seguiam 143 passageiros e cinco tripulantes, segundo informação da companhia aérea.
A aeronave, matrícula N772SW, tem dois motores CFM-56 e foi recebida na Southwest nova de fábrica no ano 2000. A companhia de baixo custo Southwest Airlines voa com uma frota de cerca de 700 aviões, todos da gama Boeing 737.
As imagens que circulam nas redes sociais mostram o motor do lado da asa esquerda com visíveis e importantes avarias, tendo perdido partes ainda durante o voo. Uma eventual explosão danificou a fuselagem e quebrou o vidro de uma janela do aparelho. Há fotos feitas a bordo do avião que mostram os ocupantes com as máscaras de oxigénio colocadas, devido à depressurização ocasionada pelo buraco na janela. Alguns passageiros tiveram de receber assistência hospitalar logo após a aterragem que decorreu de forma normal, embora tenham sido tomadas em terra todas as precauções e procedimentos para pousos de emergência.
O acidente provocou o encerramento temporário do aeroporto em Filadélfia. Os bombeiros lançaram neve carbónica sobre o motor que supostamente explodiu, pois ainda fumegava, segundo algumas testemunhas. Uma hipótese que não foi confirmada por fonte oficial.
Este é o primeiro acidente com vítimas fatais (neste caso apenas uma) ocorrido com um avião comercial dos Estados Unidos da América, desde fevereiro de 2009.
- Notícia atualizada às 20h30 UTC