Como consequência das festividades do São João, no mês de junho, o Aeroporto Regional de Caruaru, no Estado de Pernambuco (Brasil), localizado a 130 quilómetros do Recife, capital estadual, regista nesse período um significativo crescimento na movimentação de passageiros em comparação aos outros meses.
Este ano, no qual a programação junina decorreu durante cerca de uma semana não foi diferente. De acordo com dados da Dix Aeroportos, em junho, circularam pelo terminal 311 pessoas contra 171 em maio o que representa um crescimento de 87%. Com relação a junho do ano passado, quando foi registado um fluxo de 288 passageiros, o crescimento foi de 8%.
“O aumento em junho também é considerável se comparado com a média na movimentação nos meses de janeiro a maio desde ano que foi de 107 pessoas”, afirma Samuel Prado, diretor executivo da Dix.
O aeroporto de Caruaru segue uma tendência de fluxo crescente de passageiros tendo em vista a progressiva maturação do terminal como instrumento de estímulo ao turismo e a geração de negócios, afirma o executivo.
O levantamento da Dix mostra ainda que a grande maioria das pessoas que circulou no aeroporto de Caruaru em junho utilizou aviões executivos ou taxis aéreos. Ao todo foram 254 passageiros que viajaram utilizando essa modalidade de transporte contra 57 que utilizaram os voos da linha regular da Azul Conecta que oferece voos diários.
A Dix também administra em Pernambuco os aeroportos de Fernando de Noronha, Serra Talhada, Garanhuns e Araripina. Além disso, em consórcio com a Socicam, opera os aeroportos de Belém e Macapá, 11 terminais aeroportuários em São Paulo e dois no Ceará.