Movimento nos aeroportos portugueses cai 82,1% em novembro de 2020

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O movimento de passageiros nos aeroportos portugueses caiu 82,1% em novembro de 2020, em termos homólogos, para 715 mil passageiros, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, dia 18 de janeiro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, no mês de novembro de 2020 aterraram nos aeroportos nacionais 6,1 mil aeronaves em voos comerciais, o que representa uma queda homóloga de 61,4% (-51,9% em outubro e -50,2% em setembro).

“Registou-se o movimento de 715 mil passageiros (embarques, desembarques e trânsitos diretos), representando uma variação homóloga de -82,1% (-74,1% em outubro e -69,0% em setembro).

O movimento de carga e correio nos aeroportos nacionais totalizou, por sua vez, as 14,2 mil toneladas, correspondendo a uma diminuição de 27,2% (-28,1% em outubro e -29,8% em setembro).

O INE sinaliza que analisando o número de aeronaves aterradas e o número de passageiros desembarcados diariamente entre janeiro e novembro de 2020, e comparando com o período homólogo, “é visível o impacto da pandemia de covid-19 e das medidas adotadas ao nível do espaço aéreo a partir do início da segunda quinzena do mês de março”.

“Apesar da recuperação verificada nos meses de julho e agosto, a partir de setembro verificou-se uma inversão da tendência e em novembro registou-se um novo agravamento no número de passageiros desembarcados, registando-se reduções diárias superiores a 70%”, refere.

No período analisado, aterraram nos aeroportos nacionais 93,4 mil aeronaves em voos comerciais (-55,9% face ao mesmo período homólogo) e foram movimentados 17,4 milhões de passageiros (-69,0%).

O aeroporto de Lisboa movimentou 50,3% do total de passageiros (8,7 milhões) e registou um decréscimo de 69,8%.

Considerando os três aeroportos com maior tráfego de passageiros, o aeroporto de Faro evidenciou o maior decréscimo do número de passageiros movimentados entre janeiro e novembro de 2020 (-75,4%), indica.

Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais, França foi o principal país de origem e de destino dos voos, seguindo-se o Reino Unido, que evidenciou a maior redução do número de passageiros desembarcados e embarcados face ao período homólogo (-75,7% e -74,9%, respetivamente).

No período de janeiro a novembro de 2020, registou-se ainda uma diminuição de 31,0% no movimento de carga e correio nos aeroportos nacionais, atingindo 131,9 mil toneladas.

O movimento de mercadorias no Aeroporto de Lisboa representou 65,3% do total, atingindo 86,1 mil toneladas (-38,4% face ao período homólogo).

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...