A Agência de Aviação Civil (AAC) de Cabo Verde anunciou nesta sexta-feira, dia 11 de agosto, que concluiu o processo de certificação da Navegação Aérea de Portugal (NAV Portugal) como organização de formação aprovada para ministrar formação a controladores de tráfego aéreo no arquipélago.
Em comunicado, o regulador aéreo cabo-verdiano indicou que o processo foi concluído em 25 de julho, após ter começado em abril deste ano, com a entrega do pedido formal, seguido da fase de avaliação documental e ainda de uma auditoria realizada pela AAC.
Segundo a mesma fonte, a auditoria teve como objetivo verificar o cumprimento dos requisitos do CV-CAR 3 em matéria de pessoal de gestão, pessoal de formação, manuais de formação e procedimentos, sistema de qualidade, instalações, equipamentos entre outros elementos, ditados pela legislação nacional.
O CV-CAR 3 tem por objeto estabelecer as normas que regem a certificação e as operações das organizações de formação que ministrem as formações para a obtenção de licenças e qualificações de tripulação de voo, tripulantes de cabina, oficias de operações de voo, técnicos de manutenção de aeronaves e de controladores de tráfego aéreo.
A nota deu conta que à NAV Portugal foi atribuído o certificado CV-12/ATOE, incluindo as especificações de formação que detalham os tipos de formação aprovados.
A NAV Portugal é uma organização de formação com vasta experiência em matéria de formação de controladores de tráfego aéreo e também se encontra certificada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
- Foto de abertura © Carlos Seabra