A companhia alemã Eurowings, que integra o Grupo Lufthansa, anunciou nesta terça-feira, dia 9 de novembro, que está em processo de instalação da sua nova base operacional na Suécia, que terá cinco aviões Airbus A320 no Aeroporto de Estocolmo/Arlanda.
A nova base da Eurowings na capital sueca será a 11ª na Europa, e a quinta fora do território da Alemanha, depois das aberturas de Palma de Maiorca (Baleares, Espanha), Praga (República Checa), Pristina (Kosovo), e Salzburgo (Áustria). Os voos serão operados pela Eurowings Europe, a operação pan-europeia de voos da Eurowings.
Com a sua crescente presença nos países nórdicos, a Eurowings não só está a criar melhores ligações para os passageiros que pretendem viajar para a Suécia, como também para os suecos que pretendem passar férias nos destinos de praia e com mais sol no sul da Europa, nomeadamente no Algarve, no sul de Portugal. A mudança traz também novos empregos para a região e, portanto, um importante estímulo ao emprego no mercado de aviação escandinavo.
A Eurowings está agora a lançar um processo inicial de recrutamento de tripulações para a sua nova base em Estocolmo. Num primeiro passo, a companhia aérea anunciou cerca de 150 novos empregos, dos quais 100 para tripulações de cabina e outros 50 para pilotos. A fim de iniciar operações de voo, as tripulações da Eurowings Europe em Viena serão inicialmente destacadas de Estocolmo a partir de março de 2022. A médio prazo, contudo, os voos serão operados inteiramente por tripulações locais. As tripulações que já voam para a Eurowings Europe terão direitos preferenciais de transferência para a metrópole escandinava, de acordo com os regulamentos internos da empresa.
A operação projetada pela Eurowings à partida de Estocolmo terá início no dia 27 de março de 2022 e integra voos diretos para cerca de 20 destinos em toda a Europa. As primeiras rotas publicadas destacam destinos de praia populares no sul da Europa, tais como Palma de Maiorca, nas Ilhas Baleares, Alicante e Málaga em Espanha, Faro em Portugal e Nice no sul da França. Como destinos urbanos, Eurowings adiciona inicialmente as cidades de Berlim, Barcelona, Roma e Copenhaga ao seu programa, assim como Birmingham, Gdansk e a capital do Kosovo, Pristina. Outros destinos seguir-se-ão nas próximas semanas.