Nova  versão do avião agrícola Ipanema voou pela primeira vez

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

 

A unidade pré-série do novo avião agrícola desenvolvido pela Embraer – denominado Ipanema 203 – voou pela primeira vez nesta quinta-feira, dia 17 de Abril, na Unidade da Embraer em Botucatu, no Estado de São Paulo, onde o Ipanema é produzido, anunciou hoje a construtora aeronáutica brasileira.

Segundo o piloto José Maurício Leite Nogueira, “a performance em voo foi excelente, apresentando comandos suaves e precisos”. A aeronave será apresentada ao público pela primeira vez durante a Agrishow, maior evento do agronegócio no Brasil, que será realizada entre 27 de Abril e 01 de Maio de 2015, em Ribeirão Preto (São Paulo).

 

Evolução do produto que é líder em seu segmento, com mais de 60% de mercado no Brasil e mais de 1.360 unidades vendidas, o Ipanema 203 possui dois metros a mais de envergadura de asa em relação ao modelo anterior e hopper com capacidade 16% maior em volume. A nova envergadura da asa permite uma faixa de deposição 20% maior, o que aumenta ainda mais a sua produtividade.

Depois de pesquisas em conjunto com a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), os winglets (pontas das asas) foram reprojetados. O resultado foi a diminuição da área lateral da aeronave, aumentando o controle e melhorando a eficiência da pulverização.

O avião tem novo sistema de ar condicionado, cinto de segurança com airbag e cabina mais alta, com novo conceito ergonómico. O assento, por exemplo, foi reformulado e revestido por couro natural perfurado, que permite fácil limpeza, transpiração e possui maior durabilidade. As alavancas de comando e os pedais foram reprojetados, com ângulos mais suaves. Tudo isso para facilitar o dia-a-dia do operador, permitindo que ele desempenhe seu trabalho com maior conforto e eficiência.

“As melhorias incorporadas no Ipanema ao longo dos anos, para atender às necessidades dos clientes, explicam o sucesso da aeronave”, disse Fábio Bertoldi Carretto, gerente comercial da Embraer para o programa, que é o mais antigo da empresa, com 43 anos de produção ininterrupta. “Estamos trazendo para o mercado uma aeronave mais avançada, com ganhos na produtividade, conforto e que seguirá tendo o melhor custo-benefício do mercado, sendo a única do mundo produzida em série para voar com etanol.”

 

Líder no mercado de aviação agrícola no Brasil, o Ipanema é utilizado principalmente na pulverização de fertilizantes e defensivos agrícolas, evitando perdas por amassamento na cultura e flexibilizando a operação. As principais culturas que têm demandado o avião são: algodão, arroz, cana-de-açúcar, citrinos, eucalipto, milho, soja e café. A aeronave também pode ser utilizada para espalhar sementes, combater vetores e larvas, e no combate primário a incêndios e povoamento de rios.

 

Tabela comparativa

 

Características                           Ipanema 203        Ipanema 202

 

Comprimento das asas                   13,30 m               11,07 m

Envergadura da empenagem       4,27 m                 3,66 m

Altura máxima                                  2,43 m                 2,22 m

Comprimento da aeronave          8 m                        7,43 m

Diâmetro da hélice                          2,18 m                 2,13 m

Capacidade do hopper                   1.050 litros         900 litros

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV recebe Bombardier Dash 8 Q300 para repor ligações interilhas em Cabo Verde

A companhia TICV – Transportes Interilhas de Cabo Verde...

GOL programa início dos voos entre Brasília e Bogotá (Colômbia) para 27 de outubro

A companhia brasileira GOL Linhas Aéreas vai ampliar as...