Bem-vindo, !|Sair

Novo A320neo recebe certificação tipo da EASA e da FAA


 

O novo avião de médio curso da Airbus, o A320neo, recebeu nesta terça-feira, 24 de novembro a certificação tipo da Agência Europeia de Segurança Aérea (EASA) e da Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos da América.

A Airbus anunciou hoje em comunicado a boa notícia e refere que as certificações foram concedidas para as motorizações Pratt & Whitney Pure Power PW1100G-JM.

A construtora aeronáutica europeia está agora autorizada a entregar as primeiras encomendas do novo avião de médio curso, após um rigoroso e bem sucedido programa de certificação, em que as equipas da Airbus e da Pratt & Whitney tiveram um trabalho extremamente meritório, como assinala o presidente executivo da Airbus, Fabrice Brégier, em comunicado divulgado na tarde desta terça-feira em Toulouse, França.

Os três aviões equipados com motores da Pratt & Whitney acumularam um total de 1.070 horas em cerca de 350 voos. Um dos aviões foi sujeito a 300 horas de voo no programa de ensaios, de forma a testar a maturidade operacional do aparelho, tendo em vista a imediata entrada ao serviço do novo modelo de avião.

O A320neo com motores Pratt & Whitney é a primeira variante da família NEO da Airbus a receber a certificação. A próxima será equipada com motores CFM International LEAP 1A nos próximos meses. Seguem-se os modelos A321neo e A319neo com as duas variantes de motorização.

O A320neo é o avião mais bem vendido na história da aviação comercial, antes de ter feito a sua primeira entrega. A Airbus já recebeu 4.300 encomendas de 75 clientes desde o seu lançamento em 2010. A denominada família A320neo (em que se juntam além do próprio A320neo, o A319neo e o A321neo) é hoje responsável por cerca de 60% da produção da Airbus nos próximos anos.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica