O novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que passará a ser o aeroporto comercial principal da cidade de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte, começa a operar dentro de um mês, no próximo dia 22 de Maio, segundo decisão tomada hoje pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), companhias aéreas e Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Convicto de que a mudança acontecerá com sucesso e sem transtornos, o ministro-chefe da Aviação Civil, Moreira Franco, declarou aos participantes da reunião, que hoje decorreu em Brasília, que a sua preocupação é com os passageiros.
“Temos que agir como bom vendedor e procurar o cliente, e não ser procurado por ele. Ou seja, precisamos que a informação seja muito clara e que atinja a todos os usuários, para garantir o bem-estar do passageiro”, frisou o ministro. A Inframérica, operadora do aeroporto, informou que fará uma campanha de divulgação sobre as mudanças.
A partir de amanhã, quarta-feira, dia 23 de Abril, os espaços físicos, instalações de água e esgoto e cabeamento de tecnologia da informação e energia elétrica estarão aptos a receber as estruturas das empresas aéreas. Já no dia 30 de Abril, os sistemas informáticos e de comunicação serão disponibilizados para a mudança. De acordo com as empresas que participaram da reunião – TAP, GOL, TAM, Avianca e Azul –, nas primeiras duas semanas de Maio serão realizadas as instalações dos sistemas e equipamentos, além de testes no terminal de passageiros.
Por fim, no dia 19 de Maio, a ANAC concluirá o processo de homologação do novo aeroporto que servirá a capital do Rio Grande do Norte, o que significa que as companhias já poderão operar no local. E, no dia 22, as empresas terminam a transferência e o aeródromo começa de facto a funcionar.
O Aeroporto Internacional do Rio Grande do Norte/São Gonçalo do Amarante – Governador Aluísio Alves foi o primeiro aeródromo brasileiro a ser concedido pelo governo federal à iniciativa privada, ainda em 2011, quando o Consórcio Inframerica o arrematou em leilão. A previsão, de acordo com a administradora, é que o novo terminal tenha a capacidade para atender 6,2 milhões de passageiros por ano.
O antigo aeroporto do estado, Aeroporto Internacional Augusto Severo, é uma base militar que serviu a aviação geral. Após o início das operações no novo aeródromo, em Maio, retornará para uso militar.