O Aeroporto Internacional de Macau, no sul da China, anunciou ter sido inaugurada uma rota para Xian, cidade no noroeste da China, que poderá ter ainda neste próximo mês de dezembro um voo direto para Lisboa. “Actualmente, existem 47 destinos operados através do Aeroporto de Macau, dos quais 23 estão nas rotas da China continental”, anuncia um comunicado distribuído pela empresa concessionária da estrutura aeroportuária do antigo território português do Oriente.
A companhia aérea chinesa Capital Airlines pediu autorização às autoridades chinesas para iniciar um voo direto entre Xian e Lisboa, depois de ter anunciado a suspensão da ligação a partir de Pequim. Segundo um comunicado da Administração da Aviação Civil da China, a que a agência ‘Lusa’ teve acesso, a empresa quer arrancar com o novo voo em dezembro deste ano. A informação detalha que o voo terá duas frequências por semana e que serão feitos com aviões Airbus A330, com capacidade máxima para 440 passageiros.
O pedido da Capital Airlines surge no mesmo mês em que suspende o voo direto de Pequim para Lisboa, que tinha sido lançado a 26 de Julho de 2017, com três frequências por semana, inicialmente com partida de Hangzhou, na costa leste da China, e paragem em Pequim.
IATA – código de Macau é MFM!!!
MIA = Miami
A sua observação está correta no que se refere ao código IATA do Aeroporto. Contudo as iniciais MIA, que foram mantidas entre parêntesis, denominam neste caso, ‘Macao International Airport’, o que, na verdade, não tem muita razão de integrar o texto em português, que foi traduzido de uma nota de imprensa enviada pela referida entidade. Para não criar mais confusão, decidimos retirar. Grato pelo alerta.